Link para Download Completo da Farmacopéia Brasileira 5ª Edição: http://www.labsynth.com.br/uploads/pdf/farmacopeia_laudos-farmacopeia_brasileira.pdf
Autor: COMISSÃO FARMACOPEIA ANVISA
Editora: FIOCRUZ EDITORA
Resenha
A Farmacopeia é o compêndio que estabelece oficialmente o padrão de qualidade para fármacos, insumos, medicamentos e produtos para saúde, em geral, produzidos, importados e comercializados no país. Nela se baseiam ações de vigilância sanitária, como o registro, a fiscalização e a análise fiscal. Amplamente utilizada na pesquisa e nas perícias forenses, também regula relações de comércio exterior, como importação e exportação de produtos farmacêuticos.
A primeira edição da Farmacopeia Brasileira foi oficializada pelo governo federal em novembro de 1926, tornando-se obrigatória a partir de agosto de 1929. "A quase centenária Farmacopeia Brasileira ilustra um ciclo de grande importância para o país", afirma o presidente da Comissão da Farmacopeia Brasileira (CFB), Gerson Antônio Pianetti. Como revela o histórico da publicação, ela vem conquistando "seu espaço, de fato e de direito, como instrumento fundamental de apoio às políticas nacionais de saúde emanadas de governos com projetos sérios de proteção ao cidadão brasileiro", acrescenta Pianetti.
Compete à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a revisão e a atualização da Farmacopeia. Para a elaboração e a publicação das edições da Farmacopeia Brasileira, a Anvisa nomeou a CFB e diversos Comitês Técnicos Temáticos, responsáveis por fornecer subsídios em áreas específicas do conhecimento.
Dessa forma, a CFB e seus Comitês, em consonância com a Anvisa, trazem à sociedade brasileira um novo código totalmente revitalizado, apresentado em dois volumes - Métodos Gerais e Monografias. Em sua quinta edição, a Farmacopeia Brasileira inclui 176 métodos gerais e 599 monografias, das quais 277 de insumos farmacêuticos, 210 de especialidades, 57 de plantas medicinais, seis de correlatos, 30 de produtos biológico e 19 de hemocomponentes e hemoderivados.
Com 548 páginas, o Volume I aborda métodos gerais aplicados a medicamentos; métodos físicos e físico-químicos; métodos químicos; métodos de farmacognosia; métodos biológicos, ensaios biológicos e microbiológicos; métodos imunoquímicos; e métodos físicos aplicados a materiais cirúrgicos e hospitalares. Aborda também recipientes para medicamentos e correlatos; preparação de produtos estéreis; procedimentos estatísticos aplicáveis aos ensaios biológicos; radiofármacos; equivalência farmacêutica e bioequivalência de medicamentos; água para uso farmacêutico; substâncias químicas de referência; substâncias corantes; e reagentes. Estão incluídos ainda quatro anexos: tabela periódica dos elementos químicos; unidades do Sistema Internacional usadas na Farmacopeia e as equivalências com outras unidades; solventes para cromatografia; e alcoometria.
Já o Volume II, com 904 páginas, reúne as centenas de monografias, de A a Z, isto é, de þabacateiroþ à þzidovudina e lamivudina comprimidosþ. Cada monografia contém informações como características, descrições, identificação, ensaios de pureza, testes de segurança biológica, doseamento, embalagem e armazenamento, rotulagem etc.
Conteúdo
Volume 1
1 PREFÁCIO
2 HISTÓRICO
3 FARMACOPEIA BRASILEIRA
4 GENERALIDADES
5 MÉTODOS GERAIS
5.1 Métodos gerais aplicados a medicamentos
5.2 Métodos físicos e físico-químicos
5.3 Métodos químicos
5.4 Métodos de farmacognosia
5.5 Métodos biológicos, ensaios biológicos e microbiológicos
5.6 Métodos imunoquímicos
5.7 Métodos físicos aplicados a materiais cirúrgicos e hospitalares
6 RECIPIENTES PARA MEDICAMENTOS E CORRELATOS
6.1 Recipientes de vidro
6.2 Recipientes plásticos
7 PREPARAÇÃO DE PRODUTOS ESTÉREIS
7.1 Esterilização e garantia de esterilidade
7.2 Indicadores biológicos
7.3 Processo asséptico
7.4 Salas limpas e ambientes controlados associados
7.5 Procedimentos de liberação
8 PROCEDIMENTOS ESTATÍSTICOS APLICÁVEIS AOS ENSAIOS BIOLÓGICOS
8.1 Glossário de símbolos
8.2 Fundamentos
8.3 Valores atípicos
8.4 Ensaios diretos
8.5 Ensaios indiretos quantitativos
8.6 Médias móveis
8.7 Ensaios indiretos “tudo ou nada”
8.8 Combinação de estimativas de potência
8.9 Tabelas estatísticas
8.10 Exemplos de cálculos estatísticos aplicados em ensaios biológicos
9 RADIOFÁRMACOS
10 EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA E BIOEQUIVALÊNCIA DE MEDICAMENTOS
11 ÁGUA PARA USO FARMACÊUTICO
12 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DE REFERÊNCIA
13 SUBSTÂNCIAS CORANTES
14 REAGENTES
14.1 Indicadores e soluções indicadoras
14.2 Reagentes e soluções reagentes
14.3 Soluções volumétricas
14.4 Tampões
ANEXO A - TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS - NOMES, SÍMBOLOS
E MASSAS ATÔMICAS
ANEXO B - UNIDADES DO SISTEMA INTERNACIONAL (SI) USADAS NA FARMACOPEIA E AS
EQUIVALÊNCIAS COM OUTRAS UNIDADES
ANEXO C - SOLVENTES PARA CROMATOGRAFIA
ANEXO D- ALCOOMETRIA
Volume 2
ESTRUTURA GERAL DAS MONOGRAFIAS
MONOGRAFIAS
Informações Técnicas
ISBN 10 8588233428
ISBN 13 9788588233423
Edição 5
Ano 2010
No. de páginas 1452
Dimensões 21.0 X 28.0 X 12.0